Teatro de Rua no Open Space
2 participantes
Página 1 de 1
Teatro de Rua no Open Space
Olá!
A pedido da Andreia Almeida segue o resumo da roda de discussão sobre teatro de rua, realizada durante o Espaço Aberto, no encontro preparatório do projeto Ademar Guerra.
Att,
Flávia D'ávila.
Proponente: José Ricardo da Silva – Grupo ATHOS
Relator: Andreia de Almeida
Como estabelecer o processo, a formação e o resultado na modalidade Teatro de Rua.
O proponente relatou que propôs este tema porque quer começar a trabalhar com teatro de rua e estabelecer este hábito em sua cidade.
Fábio do Àgora Teatral (Tupã), Flávia do GTI (São José dos Campos), Rodrigo (Bertioga) entre outros estavam presentes com a mesma indagação e queriam dicas de como se preparar para esta nova empreitada.
Indagações sobre a estética:
O que pode e o que não pode?
Tem que ter perna de pau?
Tem que ter música? Ou barulho?
Tem que ser comédia?
Tem que ser grande?
Tem que ter interação com o público?
Opiniões:
_Tudo pode, desde que seja uma escolha que tenha coerência com o que se deseja com a obra e o espaço onde ela acontece.
_ Seja qual for a escolha, é necessário determinação, pois na rua estamos desprovidos de confortos presentes em salas e expostos ao calor, ou frio, ao sol ou chuva, ao barulho, à animais ou homens que podem intervir no desenvolvimento da ação, entre vários outros. Portanto, é necessária intensa preparação.
_ Na sala o público está pré disposto a assistir, na rua algo tem que chamar a atenção de quem passa.
_ Seja qual for a escolha estética deve se ter grande respeito pelo espaço e pelas demais pessoas que o ocupam.
_ Tem que estar aberto para o jogo, contudo não é necessário que seja interativo.
_ O despojamento é fundamental para quem faz este tipo de teatro.
Indagações sobre as diferenças entre:
Teatro de Rua
Teatro na Rua
Teatro para a Rua
Intervenções de Rua
Intervenções na Rua
Artistas de Rua
Qual a importância de distinguir estas modalidades?
Opiniões:
A discussão facilita o entendimento dos porquês das escolhas estéticas.
Indagações sobre Materiais Teóricos:
Muitos expressaram desejo de lerem teorias sobre teatro de Rua.
Dicas:
Orientador Cris Goveia : _ Não tem material teórico, existem relatos de experiências.
- Tese do Prof. Dr. Rubens Brito (Unicamp – Pós Doc?) “A experiência do Teatro Mambembe com o espetáculo Dom Quixote”
- Livro do grupo “Tablado de Arruar”
- Revista do MRT
- Rede Brasileira de Teatro de Rua
- Curso Livre de Teatro de Rua na UNESP que será coordenado por Alexandre Matte
- Núcleo de Teatro de Rua da ELT
- Teatro Tascabile de Bergamo (grupo italiano referência nos anos 80 e 90 em Teatro de Rua).
Indagação:
Por que é tão difícil ter autorização ou reconhecimento dos que administram a cidade? Como conseguir a autorização para se apresentar na rua?
O que gerou muita reclamação sobre as dificuldades de se ter espaço para ensaios e apresentações entre outras.
Opiniões de orientadores:
A conquista se dá pelo trabalho.
Até mesmo grandes mestres do teatro mundial encontraram dificuldades neste campo.
Cada cidade tem suas leis de autorização de uso de espaço conforme reza o artigo 5 da constituição.
O estabelecimento de parcerias artísticas com padres, líderes comunitários, feiras e até traficantes em alguns casos facilitaram a ação artística em determinados locais.
Indagação:
Por que Teatro de Rua?
Como e porque ocupar os espaços públicos abertos?
Alguns Respostas:
Flávia do GTI (São José dos Campos) _Pela função social da arte. Por estar onde o povo está.
Outros: _ Porque a rua é acessível a todos.
_ Por querer transformar o espaço ou a cidade.
_ Porque na rua se mostra a cara desconhecida do grupo e assim pode se conseguir outros espaços.
_ Porque fazendo teatro de rua consegue-se sair do centro da cidade e descentralizar as ações artísticas.
Orientadora Andreia de Almeida _ Porque quando o teatro passa, provoca o encontro, e naquele dia, ou, naquele momento a cidade ganha ou reestabelece seu encantamento. Talvez seja este o meu maior porque do teatro de rua.
Orientadora Eliana Bologna relatou a experiência ocorrida com seu grupo “As Graças”: “... um dia um homem, ao final de nosso espetáculo afirmou que estava indo para casa para acertar a cara de sua esposa, mas depois de ter visto nosso espetáculo ficou sem coragem...”. Com este relato concluímos que neste caso pelo menos por alguns momentos o teatro fez o ritmo da cidade mudar e pelo menos um homem foi tocado.
Certezas:
Saímos deste grupo de debate com vontade de trocar muito mais experiências.
O tempo foi curto para tanto gosto na conversa e não concluímos quase nada, também não ouve encaminhamentos.
A pedido da Andreia Almeida segue o resumo da roda de discussão sobre teatro de rua, realizada durante o Espaço Aberto, no encontro preparatório do projeto Ademar Guerra.
Att,
Flávia D'ávila.
Tarde de 28/03/2010
Grupo 5Proponente: José Ricardo da Silva – Grupo ATHOS
Relator: Andreia de Almeida
Como estabelecer o processo, a formação e o resultado na modalidade Teatro de Rua.
O proponente relatou que propôs este tema porque quer começar a trabalhar com teatro de rua e estabelecer este hábito em sua cidade.
Fábio do Àgora Teatral (Tupã), Flávia do GTI (São José dos Campos), Rodrigo (Bertioga) entre outros estavam presentes com a mesma indagação e queriam dicas de como se preparar para esta nova empreitada.
Indagações sobre a estética:
O que pode e o que não pode?
Tem que ter perna de pau?
Tem que ter música? Ou barulho?
Tem que ser comédia?
Tem que ser grande?
Tem que ter interação com o público?
Opiniões:
_Tudo pode, desde que seja uma escolha que tenha coerência com o que se deseja com a obra e o espaço onde ela acontece.
_ Seja qual for a escolha, é necessário determinação, pois na rua estamos desprovidos de confortos presentes em salas e expostos ao calor, ou frio, ao sol ou chuva, ao barulho, à animais ou homens que podem intervir no desenvolvimento da ação, entre vários outros. Portanto, é necessária intensa preparação.
_ Na sala o público está pré disposto a assistir, na rua algo tem que chamar a atenção de quem passa.
_ Seja qual for a escolha estética deve se ter grande respeito pelo espaço e pelas demais pessoas que o ocupam.
_ Tem que estar aberto para o jogo, contudo não é necessário que seja interativo.
_ O despojamento é fundamental para quem faz este tipo de teatro.
Indagações sobre as diferenças entre:
Teatro de Rua
Teatro na Rua
Teatro para a Rua
Intervenções de Rua
Intervenções na Rua
Artistas de Rua
Qual a importância de distinguir estas modalidades?
Opiniões:
A discussão facilita o entendimento dos porquês das escolhas estéticas.
Indagações sobre Materiais Teóricos:
Muitos expressaram desejo de lerem teorias sobre teatro de Rua.
Dicas:
Orientador Cris Goveia : _ Não tem material teórico, existem relatos de experiências.
- Tese do Prof. Dr. Rubens Brito (Unicamp – Pós Doc?) “A experiência do Teatro Mambembe com o espetáculo Dom Quixote”
- Livro do grupo “Tablado de Arruar”
- Revista do MRT
- Rede Brasileira de Teatro de Rua
- Curso Livre de Teatro de Rua na UNESP que será coordenado por Alexandre Matte
- Núcleo de Teatro de Rua da ELT
- Teatro Tascabile de Bergamo (grupo italiano referência nos anos 80 e 90 em Teatro de Rua).
Indagação:
Por que é tão difícil ter autorização ou reconhecimento dos que administram a cidade? Como conseguir a autorização para se apresentar na rua?
O que gerou muita reclamação sobre as dificuldades de se ter espaço para ensaios e apresentações entre outras.
Opiniões de orientadores:
A conquista se dá pelo trabalho.
Até mesmo grandes mestres do teatro mundial encontraram dificuldades neste campo.
Cada cidade tem suas leis de autorização de uso de espaço conforme reza o artigo 5 da constituição.
O estabelecimento de parcerias artísticas com padres, líderes comunitários, feiras e até traficantes em alguns casos facilitaram a ação artística em determinados locais.
Indagação:
Por que Teatro de Rua?
Como e porque ocupar os espaços públicos abertos?
Alguns Respostas:
Flávia do GTI (São José dos Campos) _Pela função social da arte. Por estar onde o povo está.
Outros: _ Porque a rua é acessível a todos.
_ Por querer transformar o espaço ou a cidade.
_ Porque na rua se mostra a cara desconhecida do grupo e assim pode se conseguir outros espaços.
_ Porque fazendo teatro de rua consegue-se sair do centro da cidade e descentralizar as ações artísticas.
Orientadora Andreia de Almeida _ Porque quando o teatro passa, provoca o encontro, e naquele dia, ou, naquele momento a cidade ganha ou reestabelece seu encantamento. Talvez seja este o meu maior porque do teatro de rua.
Orientadora Eliana Bologna relatou a experiência ocorrida com seu grupo “As Graças”: “... um dia um homem, ao final de nosso espetáculo afirmou que estava indo para casa para acertar a cara de sua esposa, mas depois de ter visto nosso espetáculo ficou sem coragem...”. Com este relato concluímos que neste caso pelo menos por alguns momentos o teatro fez o ritmo da cidade mudar e pelo menos um homem foi tocado.
Certezas:
Saímos deste grupo de debate com vontade de trocar muito mais experiências.
O tempo foi curto para tanto gosto na conversa e não concluímos quase nada, também não ouve encaminhamentos.
...
Antes de mais nada quero deixar bem claro que não sou contra o teatro "convencional"/"espaço fechado" e etc... muito pelo contrário....
Pois bem, sabendo disso.. rsrs... quero dizer..
Acho que como qualquer outra manifestação cultural não se deve ser elitizada!
Ai que entra o Teatro de Rua, para aquelas pessoas que simplesmente não se interesam, não tem tempo, ou seja qual for o motivo, não vai ao teatro, que creio eu, ser tão rico para a evolução interna.
Como quase todas (se não for todas), as manifestações culturais vem do povo, e para o povo deve ser levado.
Pra mim essa é a explicação do "Por que o Teatro de Rua!?".
Bjus povo bunito!
Pois bem, sabendo disso.. rsrs... quero dizer..
Acho que como qualquer outra manifestação cultural não se deve ser elitizada!
Ai que entra o Teatro de Rua, para aquelas pessoas que simplesmente não se interesam, não tem tempo, ou seja qual for o motivo, não vai ao teatro, que creio eu, ser tão rico para a evolução interna.
Como quase todas (se não for todas), as manifestações culturais vem do povo, e para o povo deve ser levado.
Pra mim essa é a explicação do "Por que o Teatro de Rua!?".
Bjus povo bunito!
Tópicos semelhantes
» Teatro de Rua em Presidente Prudente
» Núcleo de Pesquisa de Teatro de Rua na ELT
» Livros sobre teatro de rua
» Bem-vindo ao Fórum sobre teatro de Rua do Projeto Ademar Guerra
» Curso "Apontamentos conceituais sobre teatro de rua"
» Núcleo de Pesquisa de Teatro de Rua na ELT
» Livros sobre teatro de rua
» Bem-vindo ao Fórum sobre teatro de Rua do Projeto Ademar Guerra
» Curso "Apontamentos conceituais sobre teatro de rua"
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos